SPLIT no "Ciência à Conversa"

Dia 6 de Fevereiro de 2019 na iniciativa "Ciência à Conversa", que pretende, através de um ciclo de debates, promover e comunicar diferentes temáticas de âmbito científico junto da comunidade académica e local.

Luís Gomes, membro da equipa de investigação do Projeto SPLIT, esteve presente para esclarecer que a lombalgia é um sintoma e não uma doença, e que em 90% das pessoas não é possível identificar uma causa anatómica ou fisiológica para os sintomas de "dor nas costas".

Foram também apresentadas algumas recomendações para o tratamento, entre elas foi destacado que a intervenção de primeira linha deve ser a não farmacológica e orientada para a autogestão da condição e manutenção de um estilo de vida ativo. Para isso, deverá contar com as orientações de um fisioterapeuta.

As pessoas com lombalgia poderão deslocar-se a uma das unidades parceiras do projeto (USF Castelo, USF Luísa Todi, USF Sado, USF Santiago Palmela, USF São Filipe, UCSP Praça da República, e UCSP Sesimbra) e, caso sejam identificadas pelo Médico de Medicina Geral e Familiar como possíveis participantes do projeto, serão referenciadas para a fisioterapia.

Projeto cofinanciado por: